Sobre o medo de ser normal.

Imagem via: weheartit

Leio muitas crônicas pela internet. E nelas, eu vejo muitas, mas muitas garotas mesmo, descrevendo o quanto elas são diferentes das outras e o quanto elas se sentem melhor sendo diferentes do que fazendo o que todo mundo faz. Eu pensava muito assim até um tempo atrás.
Quando eu era bem mais nova e ouvia a Avril Lavigne cantando "anything but ordinary", eu concordava. Um tempo depois, quando eu estava com 13 anos, andava quase fantasiada de ''algo fora do comum'' e me enfurnava em casa enquanto minhas amigas saiam, eu também gostava de dizer que "eu não preciso fazer essas coisas", "ai, eu sou diferente delas", "eu tenho meu próprio estilo, nunca andaria vestida assim igual a todas as outras".
Mas um tempinho passou e no começo do ano passado, a minha promessa de ano novo foi que eu diria "sim" ao que aparecesse pra fazer sem ficar me impondo limites. E deu certo.
De alguma forma eu percebi que talvez eu me afastasse e julgasse todo mundo por simples medo de cair no lugar comum. E é o que eu vejo às vezes, será que não tem gente aí com medo de experimentar o "normal" e gostar disso?
Quando eu comecei a me desapegar desses rótulos, muita gente achou que eu tava mudando, que eu tava pagando minha língua, que eu "tava ficando com mal gosto", que eu tinha mudado e tudo mais, mas sinceramente? Eu continuo sendo como antes, mas agora eu sou um pouco mais. Continuo sendo a única que que prefere Batman do que qualquer desenho de menina, que gosta de batom preto e que tem uma opinião diferente das garotas da minha idade. Sei que tem outras garotas no mundo que se parecem comigo, mas eu continuei sendo "a única" no meu gosto e estilo, e isso é ser fiel à mim mesma, em nenhum momento vou me impedir de sair, socializar e agir normalmente como todo mundo age, e... me divertir, só por causa de uma padrão que não existe!
O que eu quero dizer é que não é só porque você é fã do nirvana e seus amigos preferem Katy Perry, que se você ouvir uma música dela com eles você vai estar traindo seu "movimento grunge" (que só existe na sua imaginação, sinto informar tá?), ou que só porque você prefere usar tênis em vez de salto, seu all star vai fugir de você no dia que você resolver botar um sapato.
Não se julgue uma coisa só! Ou melhor, não se julgue uma coisa tão rasa! Será que que você é tão fraca nos seus conceitos que não aguenta conviver com outros? Ou será que você quer tanto ser de um jeito que tem medo de descobrir que é de outro? Pois pode ficar tranquila: quando você realmente é uma coisa, não precisa se esforçar pra ela aparecer, fica escrito na sua testa sem você saber. E não é proibido mudar, afinal é sempre bom de descobrir de outras formas.
Isso parece ser um texto bem adolescente, e é! Pois eu escrevi para vocês meninas o que eu gostaria de ter escutado ou percebido quando eu tinha a idade de vocês.

5 comentários:

  1. Como você comentou é bem normal mesmo ver garotas escrevendo textos nos quais se julgam diferentes, algumas se acham até superiores, como se isso mudasse algo, e como você também disse também sou totalmente a favor de as pessoas se darem oportunidades, porque ok, se fulano não gosta da katy perry, mas ouvi-la não vai deixa-lo surdo e certamente o seu cantor favorito não vai se sentir traído, este é um texto que recomendo a qualquer pessoa que escreve textos e joga na rede, porque as vezes ser normal e se permitir, se jogar em algo sem preconceitos ou esteriótipos é a unica forma de ser diferente ;)

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog, super lindo, sucesso para você. Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Beijos :)